2006-09-03

Sobreiro - Aldeia saloia de José Franco.

Mais uma viagem, desta vez á Ericeira e passando como nao podia deixar de ser, por um local mítico para muitos, a Aldeia Saloia de José Franco.
Antes de mais, e para quem não saiba, José Franco escolheu o barro como matéria prima para dar vida a um sonho: o de construir uma aldeia saloia, dando a conhecer os usos e costumes das gentes de Mafra, concelho onde o artesão nasceu em 1920.
Hoje, são às centenas as famílias que se deslocam à Aldeia do Sobreiro, entre Mafra e a Ericeira, para apreciar aquela obra de arte popular.


Sete décadas a trabalhar o barro. José Franco não se coibiu de fazer renascer a sua velha sala de aulas, com as pequenas mesas em madeira, o imponente armário da professora, a ardósia; na loja do barbeiro-dentista um freguês submete-se a um corte de barba, na mercearia a Ti Helena serve um copo de vinho… ambientes a convidarem a viagens no tempo.


Com entrada assinalada por um belo moinho de vento, a aldeia (construída durante a década de 60) é, com efeito, um espaço de características únicas. A azenha e o moinho em funcionamento, as aldeias em miniatura, as lojas de artes e ofícios tradicionais, o arranjo das casas e das ruelas fazem com que o visitante se sinta "em casa".


Embora a aldeia necessite de um restauro profundo, vale sempre a pena passar por Mafra, mais concretamente pelo Sobreiro e visitar este espaço diferente.

Sem comentários: